Diário de Leitura  7º Ano  

Etapas: Siga as etapas abaixo para não ter problemas e não fazer o trabalho errado. Você deve seguir essas etapas em cada livro, cada obra, ou seja, nas três obras do ano, pois serão uma por bimestre:   

1º Passo: pesquisa sobre o autor   
 1-Quem é o  autor (a)? ( data de nascimento,  onde nasceu? o que fazia/ faz?)   
 2-Onde vive (ou viveu) o autor (a)?   
 3- Como vive (ou viveu) o autor (a)?   
 4- Caso o autor ( ou autora) tenha outra profissão falar sobre esta profissão.   
 5- Alguma (as) curiosidade (s) sobre o autor  (ou autora).   
6- caso você encontre outras informações sobre o autor divida com  a turma coloque em seu relato.
7- A bibliografia do autor pesquisado (obras que o mesmo tenha escrito) (mínimo de 10)  
8- Bibliografia do trabalho: No final do sempre trabalho deve constar as fontes de sua pesquisa, ou seja, de onde foram retiradas as informações que devem ser:   
 Observação: Bibliografia é a relação de livros, dicionário, revistas, jornais ou sites que utilizou para sua pesquisa.   
 Na bibliografia para livros deve constar o nome do autor, o título do livro, cidade, editora e ano de publicação.   
1º Exemplo: Livros, Dicionário, Revista etc.   
 RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.    
Na bibliografia de sites deve constar o nome do autor , quando houver, o título da matéria, endereço do site e data de acesso.   
  2º Exemplo: Quando você pesquisar em um site e há o nome do autor do texto que você pesquisou:   
 ASPIS, Renata P. L. Avaliar é humano, avaliar humaniza. http://www.cbfc.com.br/reflexão. Acesso em: 20 dez 2001.   
  3º Exemplo: Quando você pesquisar em um site e não há o nome do autor do texto que você pesquisou:   
 http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Porto. Acessado em: 20 dez 2001.   

2º Passo: pesquisa sobre a obra   
1. Data da primeira publicação; 
2.  A recepção na época da obra;
3.Como a obra é vista hoje?
4. A obra inspirou outras obras literárias?
5.A obra foi apresentada de outra forma: teatro, cinema etc.


3° Passo: Como devo escrever meu diário de leitura?   

As informações sobre autor e obra são apenas o começo, o diário mesmo começa com a sua leitura e depois sua escrita.   
Escrever um diário de leitura não é fazer um resumo da história do livro   
Fazer um diário de leitura é expressar de forma escrita suas impressões/opiniões sobre o livro.   
Como fazer isso? Siga os passos abaixo:   
1-É um diário, e como tal tem como característica ser datado, ou seja, coloque no início da página a data em que você fez a leitura;   
2- Escreva um texto onde você escreva o que achou do que leu?   
Foi legal, interessante, foi chato, parado, monótono, foi difícil de entender, tem palavras difíceis, você achou o livro estranho. Mas, responda também o que ou por que você achou legal, interessante, chato, parado, monótono, quais palavras você achou difícil, o que você achou estranho etc.   
3-Escreva se o texto esta em 1ª ou 3ª pessoa, sobre o estilo de escrita do texto, sobre as ilustrações etc.   
Como assim estilo? Por exemplo, se ou autor usa muitas palavras cientificas, se escreve como um repórter, se o autor rima seu texto, se aparece à opinião do narrador durante a história, se as cenas tem muita descrição etc.   
4- Se houver uma palavra que você não conheça procure seu significado no dicionário, mas divida com a turma sua dúvida inicial e o significado da palavra, às vezes mesmo procurando no dicionário não achamos qual significado se aplica no texto, não tenha vergonha de perguntar na sala;   
5-Caso haja alguma passagem no livro que lembre sua vida ou a de alguém que você conheça, parente ou amigo, coloque em seu diário e conte essa história, se não houver nada para relacionar, não precisa escrever que não tem nada para relacionar com sua vida.   
6-Você está livre para colocar o que achar pertinente (apropriado, relevante) e dar ideias para o diário.  
  


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade- Produção de crônica

Quando as crianças brincam

CADERNO DA CIDADE 8º ANO P. 153 A 157